Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
CACE apresenta resultado do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da graduação
CACE apresenta resultado do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da graduação
20/09/2004 18:57:08
por Coordenadoria de Comunicação Social
Proec socializa resultados do perfil dos graduandos
Proec socializa resultados do perfil dos graduandos

Representantes da Pró- reitoria de Extensão e Cultura, Proec, realizaram nos dias 18 e 19 de setembro, na Sede Administrativa da Unemat, uma reunião que teve como intuito a apresentação do resultado da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação da Unemat. A Universidade é a pioneira no Brasil, entre as Instituições Públicas de Ensino Superior estaduais, em promover um levantamento dessa natureza.

Tendo como objetivo principal realizar um levantamento de dados que delineassem o perfil dos alunos no âmbito social, econômico e cultural, a pesquisa oportunizou o conhecimento das condições de vida e as perspectivas depositadas pelos alunos na formação superior.

Na reunião, que contou com a participação de Maria do Socorro Mendes Gomes, gestora de administração do Ministério da Educação (MEC) e da assistente social da Universidade de Brasília, UnB, Flávia Tourinho, ambas representantes dos organismos que assessoraram a pesquisa, foi apresentado o retrato do segmento discente da Unemat.

Para coordenadora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Cace/ Proec, Marly de Fátima Ferreira, os dados demonstrados na pesquisa foram de grande relevância para a Instituição, uma vez que indicou que a Universidade tem uma composição expressiva de alunos trabalhadores e oriundos de escolas públicas .

A partir do resultado da pesquisa, a Coordenadoria pretende promover uma discussão com a participação da comunidade acadêmica a fim de delinear a proposta de uma política de assistência ao estudante na Unemat.

Segundo Marly, os encaminhamentos que se seguirão tem como finalidade evitar as evasões e reprovações de alunos, reafirmando assim, o seu preceito de Universidade Pública .

“Pretendemos aprimorar, cada vez mais, as políticas de assistência ao estudante fortalecendo a inclusão dos carentes socioeconômicos’, afirmou a coordenadora.

Estiveram presentes na reunião os pró-reitores Solange Ikeda Castrillon, Proec, e Laudemir Zart ,Pesquisa e Pós-graduação- Prppg, diretores de Institutos, coordenador de Avaliação Institucional , Afonso Maria Pereira, entre outros docentes.

Veja os dados que demonstram o perfil do coletivo acadêmico:

79% dos alunos são oriundos de escolas públicas;

66,8% dos acadêmicos são trabalhadores;

35,6% contribuem com as despesas da casa ou é arrimo de família;

57,2% têm como meio principal de informação a TV;

53,9% do alunado têm experiência em informática;

31,4% participam em atividades físicas e esportivas;

87% utilizam Biblioteca;

46,4% vão para a Universidade a pé, de carona ou de bicicleta;

55,8 % são mulheres;

63,6% são jovens com até 24 anos de idade e;

51% se dizem brancos.

.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada